Ama Grey’s Anatomy? Veja outras 8 séries de medicina incríveis

O sucesso de séries de medicina como Grey’s Anatomy revelou uma faceta até então desconhecida do grande público: uma tendência a enxergar médicos, médicas, enfermeiros e enfermeiras como heróis e heroínas, literalmente.

Em síntese, a série conta a rotina de médicos-cirurgiões comuns, muitos deles ainda residentes, e que se veem às voltas com a difícil missão de salvar vidas.

Enquanto batalham dia e noite por esse nobre objetivo, os personagens também precisam travar uma luta interna com os seus medos e dramas pessoais. E foi justamente aí que essa produção norte-americana, levada ao ar pela primeira vez em março de 2005, acertou em cheio!

Mas quais seriam, afinal, as melhores séries de medicina capazes de concorrer, em pé de igualdade, com Gray’s Anatomy? Quais são as principais qualidades dos seus enredos e tramas? Em que elas se diferenciam das demais? É o que saberemos ao longo desse artigo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Plantão Médico

Ela está entre as melhores séries de medicina já produzidas; e é considerado um clássico entre as produções desse gênero.

Em resumo, essa produção foi lançada em 1994, e o seu enredo acompanha a rotina de um grupo de plantonistas de um pronto-socorro em Chicago. Entre eles, o Dr. Ross (George Clooney), a partir dali catapultado à condição de um dos maiores galãs da história do cinema.

Atualmente, os fãs da série podem matar as saudades dela na plataforma HBO max. Lá eles voltarão a acompanhar a rotina do Dr. Mark Greene (Anthony Edwards), da Dra. Susan Lewis (Sherry Stringfields), entre outros personagens considerados icônicos nesse singular universo das séries sobre medicina.

2. The Resident

Uma das melhores séries sobre medicina já produzidas traz a rotina de Conrad Hawkins (Matt Czuchry), um médico residente que precisa encarar com intrepidez a dura realidade do ambiente médico.

Mas o problema é que, além dela, o dedicado profissional precisará também conviver com os seus próprios medos e dramas internos. Mas precisará conviver, também, com um não muito simpático instrutor experiente disposto a abrir-lhe os olhos para a dura realidade do convívio diário com a morte.

The Resident, apesar do tema já bastante conhecido, é um dos principais sucessos da Fox, em exibição desde 2017.

séries de medicina

3. Nurse Jackie

Nurse Jackie (ou “Enfermeira Jackie”) é o exemplar típico de toda a coragem e dedicação que podem existir no ambiente dos hospitais de emergência.

Concomitantemente a isso, e talvez para a sua sorte, o seu ambiente de trabalho é um daqueles dignos das melhores comédias televisivas. E por isso mesmo Jackie Peyton (Edie Falco) hoje figura entre os personagens mais queridos e incônicos desse universo das séries de medicina.

Foram sete temporadas de um enorme sucesso. Mas ele continua! Disponível na Globoplay e também em DVD.

4. The Good Doctor

Quais as melhores séries de medicina ao estilo do exótico e distante continente asiático? Bem, uma delas é “The Good Doctor”, uma série baseada numa produção coreana de mesmo nome.

Em síntese, a série reúne todos os ingredientes de uma boa produção sobre medicina. E o seu enredo trata da rotina de Shaun Murphy (Freddie Highmore), um residente diagnosticado com autismo, e que por isso mesmo tem um jeito todo especial para enfrentar os casos com os quais se depara.

The Good Doctor está atualmente disponível na Globoplay.

séries de medicina

5. The Night Shift

Entre as séries de medicina ao estilo de Gray’s Anatomy, The Night Shift é uma das mais tocantes. A série traz a história de uma equipe de médicos do período noturno às voltas com as perdas e ganhos dessa singular profissão.

Mas o problema para o protagonista da série, TC Callahan (Eoin Macken), é que, enquanto salva vidas, ele também precisa resolver os seus próprios dramas internos, que insistem em mesclar-se com os da sua rotina profissional.

The Night Shift (algo como “O Turno da Noite”), é atualmente exibida pela Globoplay e já está na sua 4ª temporada.

6. Scrubs

Outro que está entre as melhores séries de medicina da atualidade traz um enfoque meio diferente. Os seus idealizadores optaram por mostrar a rotina de um grupo de médicos diante da dura rotina de salvar vidas, porém fazendo isso com extremo bom humor, de forma a encontrar soluções inusitadas para cumprirem bem as suas missões.

A série está disponível na Sony Channel, Amazon Prime, Netflix, entre outras plataformas.

séries de medicina

7. New Amsterdam

Quais as melhores séries de medicina com temáticas ligadas à atualidade? Bem, uma deles certamente é New Amsterdam. Isso porque a produção, que já está na sua 3ª temporada, tem a ousadia de também tratar dessa polêmica e controversa pandemia do Coronavírus.

Em síntese, o drama se passa em um antigo hospital público norte-americano, onde atua o charmoso e decidido diretor geral Max Goodwin (Ryan Eggold). Na série, o protagonista vive às voltas com a necessidade de ser firme e rigoroso mesmo em meio a um ambiente tão sensível e complexo como o de um hospital.

Além disso, essa é uma das séries de medicina na Netflix com status de uma das “queridinhas” da plataforma, muito por conta de apostar em uma temática verdadeiramente exitosa e imbatível.

8. Sob Pressão

Numa lista que traz as melhores séries de medicina da atualidade também deve haver um espaço todo especial para algumas produções brasileiras. E uma das que abordam perfeitamente bem essa temática é “Sob Pressão”, uma criação de Luiz Noronha, Renato Fagundes, Jorge Furtado, entre outros co-produtores.

Os protagonistas da série são Marjorie Estiano, Julio de Andrade, Stepan Nercessian, Drica Moraes e demais atores. E o seu enredo baseia-se na pesada rotina (sob pressão extrema) de uma equipe de emergência que luta contra todas as dificuldades para salvar vidas em um hospital público no Brasil.

Enfim, Sob Pressão também é uma dessas séries de medicina na Netflix, agora disponível na Globoplay, além de outras plataformas de streaming.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando as publicações do blog banzaicon.net.

Rolar para cima