Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo?

O mundo está cada dia mais conectado. Por isso, as redes sociais mais usadas ou acessadas no mundo são como os melhores amigos e parceiros de bilhões de indivíduos nos quatro cantos do planeta.

Calcula-se que no mundo cerca de 3,8 bilhões de indivíduos tenham se conectado pelo menos uma vez ao longo de um mês inteiro, o que representa quase a metade da população mundial. E quando se trata do Brasil, dados do IBGE de 2018 revelam que 70% dos brasileiros possuem conexão com a internet, como um dos fenômenos mais expressivos desse séc. XXI.

Concomitantemente a isso, estima-se que cerca de 57% das empresas utilizam os meios digitais como principais estratégias para vendas. Isso mostra, entre outras coisas, que as redes sociais mais usadas atualmente são ferramentas que levam a um destino praticamente sem volta quando o assunto é telecomunicação.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com essas redes sociais mais usadas e guindadas ao patamar de principais companhias de milhões e milhões de indivíduos ao redor do mundo.

10. Snapchat

A 10ª colocada dessa lista já foi uma das redes sociais mais usadas no mundo. Ela surgiu em 2011 para tornar-se quase que imediatamente uma verdadeira febre mundial.

Dentre as principais razões para isso, deve-se destacar as suas características, que estão entre as mais originais e inusitadas entre as redes sociais atualmente conhecidas.

E em síntese, ele foi criado pelos desenvolvedores Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, com a proposta de oferecer filtros que você pode utilizar em fotos com os mais variados motivos. Além disso, ele permite o compartilhamento de vídeos com não mais do que alguns segundos, entre outros recursosinda mais surpreendentes, extravagantes e originais.

redes sociais mais usadas

9. Reddit

O Reddit é uma rede social, quase como um fórum de caráter global, onde os usuário realizam postagens sobre os mais variados assuntos. Nesse ambiente eles tratam de temas como jogos, política, ciência, entretenimento, tecnologia, entre diversas outras temáticas que geralmente estão em voga no momento.

Sua principal singularidade é o caráter de passatempo do seu ambiente, já que os participantes tratam os assuntos muitas vezes com fartas doses de ironia. Além disso, boas doses de humor negro, chistes, sarcasmo, deboche, entre outras formas de humor, também ajudam a “dar mais cor” aos mais variados assuntos.

8. LinkedIn

Essa aqui já é por demais conhecida. Que profissional já não fez um perfil no Linkedin, mesmo que nem soubesse exatamente por que estava fazendo?

Acontece que o Linkedin tornou-se uma rede exclusiva para profissionais; um local onde o usuário pode dar visibilidade ao seu currículo, receber propostas de trabalho, oferecer vagas, publicar textos, entre outras utilizações de uma típica rede de recrutamento online.

7. Messenger

Outra que está entre as redes sociais mais usadas atualmente é o mensageiro do Facebook. A proposta do aplicativo é permitir a troca de mensagens instantâneas, além de uma maior interação entre os usuários, principalmente com a ajuda de robôs capazes de dar respostas automáticas.

Hoje você pode baixar o Messenger do Facebook como um aplicativo; uma novidade que acabou por, de certa forma, ressuscitar o chat da rede social mais popular do mundo.

redes sociais mais usadas

6. Pinterest

Mas qual é a rede social mais usada atualmente quando o assunto é o compartilhamento de belas fotos e imagens. A resposta é o Pinterest. Uma rede social criada em 2009 e eleita um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.

A ferramenta consiste, basicamente, numa rede de compartilhamento de fotos, na qual os usuários podem compor murais, quadros, coleções… e tudo isso sobre os mais variados assuntos, como jogos, animes, hobbies, culinária, gastronomia, entre diversos outros temas com uma característica de passatempo.

5. Twitter

Uma das mais polêmicas redes sociais usadas atualmente foi criada em 21 de março de 2006 com o objetivo de ser uma espécie de “SMS da internet”.

De acordo com Jack Dorsey, CEO da empresa, a intenção foi criar uma rede social onde as pessoas pudessem compartilhar atualizações pessoais em não mais do que 280 caracteres. Dessa forma, os usuários poderiam utilizar a rede para emitir os seus “gorjeios” (ou “Twitter”, em inglês) ao longo de um dia.

Mas o que Jack não imaginava era que o Twitter se tornaria a rede social mais polêmica e controversa em diversos países; como no Brasil, onde o seu uso já começa a ser questionado até mesmo pelos seus mais fiéis usuários.

4. Instagram

Em 4º lugar está outra dessas redes sociais mais usadas no mundo. É uma rede social para o compartilhamento de fotos e vídeos. Mas não é só isso: é um dos ambientes preferidos por empreendedores dos mais diversos ramos e segmentos de atividade.

Em resumo, após a sua aquisição pelo Facebook, o Instagram subiu incrivelmente de patamar. E agora também oferece aos seus usuários uma plataforma para upload de vídeos (o IGVT), uma sessão para stories, redimensionamento de fotos, entre outros “mimos” que a tornaram uma das “queridinhas” desse universo das redes sociais.

redes sociais mais usadas

3. WhatsApp

Mas qual é a rede social mais usada atualmente quando se trata de comunicação por chat: a resposta é o inigualável Whatsapp! Isso mesmo, o aplicativo de envio e recebimento de mensagens instantâneas que já caiu nas graças de mais de 120 milhões de pessoas no Brasil.

Resumidamente, devido ao fato de estar conectado ao telefone do usuário, o Whatsapp funciona como um “SMS de luxo”; e ainda com direito a upload de arquivos, envio de imagens, áudios, entre outras ferramentas exclusivas.

2. YouTube

Nem mesmo os seus criadores imaginaram que o seu despretensioso canal de vídeos pudesse chegar ao patamar de concorrer com inúmeros canais de televisão.

No entanto, isso hoje é uma realidade! Hoje o Youtube é um canal repleto de formadores de opinião, especialistas em diversos assuntos e indivíduos capazes de arrebanhar verdadeiras legiões de inscritos para as mais diversas campanhas e eventos. Eventos, esses, geralmente ligados à política, esportes, religião, comportamento, entretenimento, curiosidades, entre outras inúmeras dimensões e interesses sociais.

1. Facebook

Dentre as redes sociais mais usadas no mundo, o Facebook certamente é a maior. Ele é o “pai” ou a “mãe” de todas as redes. É ele quem dá as cartas nesse universo da comunicação à distância. Estima-se que cerca de 1 bilhão de indivíduos tenham uma conta na rede, o que faz do Facebook o principal instrumento de marketing e publicidade da atualidade.

Ademais, por meio do seu gerenciador de negócios, é possível, não só interagir socialmente como também vender produtos e serviços. E a principal ferramenta para isso é o “Facebook Ads”, uma estratégia de promoção paga que faz com que o Facebook leve o seu produto às pessoas certas e de forma personalizada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo na forma de um comentário, continue aproveitando-se dos conteúdos do banzaicon.net, e aguarde as nossas próximas publicações.

Rolar para cima