Qual a diferença entre download e upload? Entenda aqui!

O que é upload e download? Qual a diferença entre download e upload? Velocidade de download e upload, como medir?

Nesse singular universo da web, conhecer algumas nomenclaturas como essas é de fundamental importância para o objetivo de evitar alguns equívocos. E as diferenças e semelhanças entre downloads e uploads são alguns desses conceitos obrigatórios.

Em síntese, a execução de um download pode ser definida como uma forma de tomar algo para si; enquanto, no caso do upload, a essência dessa funcionalidade é a de compartilhar algo com alguém.

Obviamente, foi-se o tempo em que esses tipos de execuções eram “coisas somente para especialistas”. Hoje em dia elas fazem parte da rotina de todo e qualquer indivíduo. E esse é o caso das ferramentas de download e upload, às quais você terá direito em velocidades previamente ajustadas ao seu plano de internet.

Qual a diferença entre download e upload? E como eles funcionam?

Tão importante quanto saber o que é upload e download é conhecer a essência desses recursos. Resumidamente, sabemos que boa parte dos arquivos que desejamos obter, o obtemos por meio de downloads (down = baixar + load = carga). Em contrapartida, boa parte dos arquivos que compartilhamos o fazemos por um processo de upload (up = subir + load = carga).

Dessa forma, áudio, vídeo, textos, fotos, imagens, entre outros tipos de arquivos semelhantes, na maioria das vezes compartilhamos dessa forma. E um termo que explica ainda melhor esse processo de armazenamento é o da “nuvem”. Isso mesmo, nuvem! É lá que ficam praticamente todos os arquivos que enviamos ou baixamos por meio desses processos.

A “nuvem” é uma espécie de servidor não-físico, com grande capacidade de armazenamento. É uma estrutura mantida de forma online, sob diversas camadas de segurança. E é por isso mesmo que dela podemos extrair facilmente todo e qualquer tipo de arquivo; ou seja, não é necessário sequer ter uma conta de email ou qualquer outra forma de cadastro.

Surpreendentemente, os arquivos na nuvem permanecem prontos para download e upload praticamente 24 horas. Você poderá baixá-los de qualquer lugar do mundo. E fará isso com a velocidade acertada de acordo com o seu plano de internet contratado.

diferença entre download e upload
Basicamente, a diferença entre download e upload é que, no primeiro caso, você recebe, e no segundo, envia arquivos.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E como descobrir a velocidade de download e upload?

Como vimos, é fácil descobrir a diferença entre download e upload. Da mesma forma, descobrir a velocidade que você contratou para essas operações é algo razoavelmente simples. Em síntese, basta apenas e tão somente digitar o IP do seu provedor de internet e ir até algum local nas Configurações.

Nessa página você irá encontrar várias informações relativas ao seu plano de internet. Terá acesso às suas configurações de wi-fi, velocidade de download e upload, senhas, entre outras informações.

E para testar a sua velocidade de upload contratada, basta seguir o passo a passo indicado abaixo:

  • Entre em um site específico para esse fim;
  • Os mais eficientes são o Minha Conexão, Speedtest, beta.simet.nic.br, entre outros;
  • Suspenda todo e qualquer download ou upload que porventura esteja fazendo;
  • Clique em “Iniciar Teste” e compare com o que você acertou com o seu provedor.

E no caso de download?

Para descobrir a velocidade de download você deverá executar praticamente o mesmo passo a passo recomendado acima:

  • Em primeiro lugar, consulte o seu provedor de internet ou entre na sua página para saber qual a velocidade que contratou;
  • Em segundo lugar, entre nos mesmos sites recomendados acima, e certifique-se de que não está executando nenhum download no momento;
  • Logo após, clique no botão “Iniciar Teste” e aguarde até que a página aponte a velocidade com que executou esse teste de download;
  • Mais uma vez, compare com a velocidade a que tem direito e certifique-se de que está pagando o preço acertado.

Ainda sobre essas diferenças

Outra coisa importante a saber sobre a diferença entre download e upload diz respeito a ambas as velocidades. De um modo geral, você irá perceber que a sua velocidade de upload é sempre menor do que a de download. Mas há uma razão para isso. A razão pra essa diferença é que a nossa maior tendência de comportamento é a de sermos mais consumidores de conteúdo do que produtores.

Ao longo de um dia de interação com a internet, a menos que você seja um produtor de conteúdo, dificilmente irá subir mais do que baixar arquivos.

Obviamente, os provedores de internet sabem disso. E é por isso mesmo que fica fácil para eles, sabendo dessa nossa tendência de comportamento, realizar esse tipo de correção de modo prévio.

Paralelamente a isso, é importante também que você entenda o porquê de não receber sempre exatamente a velocidade de download e upload que contratou.

Resumidamente, as razões para isso são meramente tecnológicas. Segundo os especialistas em TI, trata-se de uma mera impossibilidade física. É praticamente impossível garantir que todo e qualquer download e upload que você faz ocorra com a velocidade milimetricamente ajustada com a que contratou.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E agora que você já sabe o que é upload e download. Agora que também já conhece as características dessas operações. Deixe aqui a sua experiência com esse tipo de serviço por meio de um comentário, logo abaixo. E aproveite, também, para acessar os mais recentes conteúdos sobre esses e outros temas aqui mesmo no site banzaicon.net.

Rolar para cima