Como colocar número privado? Veja o passo a passo aqui!

Por que, afinal de contas, alguém teria interesse em saber como colocar número privado? Bem, existem várias razões para isso. Você pode, por exemplo, querer fazer uma denúncia anônima ou alguma cobrança. Além disso, há também como colocar número no privado com o objetivo de evitar o retorno de uma ligação suspeita; assim como esse número privado pode ser apenas uma forma de evitar o assédio de estelionatários e demais criminosos.

Razões é o que não faltam para que você decida adotar essa estratégia. Mas como fazer? Como colocar um número no privado? Como garantir que o destinatário da ligação não reconheça a sua procedência? Será que há alguma ilegalidade nisso? Posso ser enquadrado em alguma modalidade criminal?

Antes de mais nada, não, não há crime algum em ligar no privado. Não há nenhuma ilegalidade nisso. No entanto, como uma curiosidade, já existem movimentações no Congresso Nacional com o objetivo de impedir as operadoras de oferecerem esse serviço.

É o caso, por exemplo, do PLS 433/2013, que tramita na Câmara dos Deputados, e já até foi aprovado pelo CMA (Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle).

De acordo com o criador do protejo, o ex-senador Vital do Rêgo, o seu objetivo é o de conter essa onda de ligações anônimas feitas para ameaçar de sequestros ou praticar estelionatos; modalidades, essas, que têm nas ligações restritas uma das suas principais ferramentas estratégicas.

Mas será que ainda há como colocar número privado durante uma ligação?

Sim, isso ainda é totalmente possível. Basta colocar #31# antes do número do destinatário. Além disso, você poderá utilizar esse expediente em ligações interurbanas ( para outra cidade), bastando apenas digitar #31# + 0 + código da operadora + DDD de destino + número do telefone.

Outra coisa importante a saber sobre essa estratégia de fazer ligações no restrito é que também há como colocar número privado no celular. Essa é uma opção totalmente gratuita, facilmente disponível nas configurações de quaisquer aparelhos. Você pode executá-la em smartphones e iPhones, independentemente se o seu plano é pós, pré ou controle.

Em um celular Android, por exemplo, basta executar o seguinte passo a passo:

  • Toque no ícone de ligação do seu aparelho;
  • Clique no menu (no canto superior direito) e em “Configurações”;
  • Escolha a opção “Configurações de chamada”;
  • Vá até “Configurações adicionais”;
  • Clique em “Identificador da chamada” ou “ID da chamada”;
  • Marque o espaço “Ocultar número”.

Agora, se o que você deseja é desabilitar essa função, para que não haja como colocar o seu número no privado, basta seguir o passo a passo acima até o 6º item.

Nesse item, ao invés de marcar “Ocultar número”, escolha “Mostrar número”; e aí então nem você e nem quaisquer outras pessoas que tenham acesso ao seu aparelho terão como ligar restrito para qualquer destinatário em qualquer parte do país e do mundo.

como colocar número privado
Existem várias razões para que você utilize um número restrito, entre elas a segurança.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E como colocar número privado em um iPhone?

Nada mais simples. Assim como no Android, basta seguir um passo a passo dos mais fáceis de executar:

  • No seu aparelho acesse “Ajustes”;
  • Desça até encontrar os apps que vieram de fábrica;
  • Acesse “Configurações” e “Ligações”;
  • Marque a opção “Mostrar Meu Número”;
  • Após este ficar verde, desative-o para que o seu número não apareça.

Já a desativação dessa função também é uma operação razoavelmente simples. Basta apenas e tão somente tocar de novo no botão que ficou cinza até que ele fique verde novamente. Com isso, ele voltará a exibir o seu número de telefone.

Mas será que é possível descobrir um número no restrito?

Bem, em se tratando de tecnologia de telecomunicações, podemos dizer que, “literalmente”, o céu é o limite! Por isso, obviamente, os desenvolvedores dos mais modernos e sofisticados aparelhos celulares da atualidade já têm respostas para essas e outras demandas.

Sim, você já pode descobrir o número de alguém que liga para você no privado. Com efeito, essa é uma estratégia das mais relevantes, principalmente contra o risco de que você perca uma ligação importante – saiba que algumas ligações importantes podem, por algum motivo, ser realizadas no modo restrito.

O aplicativo “Truecaller”, por exemplo, é um deles. Em síntese, o que o app faz é exibir o número escondido por trás daquela incômoda mensagem “Desconhecido”. E ele faz isso ao reconhecer o número em meio aos milhões de outros contatos que possui armazenados em um imenso banco de dados.

Um aplicativo dos mais originais

Para obter esse app basta fazer o download na sua página oficial ou então acessar a App Store para baixá-lo de maneira totalmente gratuita.

Feito isso, você poderá utilizar o Truecaller em aparelhos Android, IOS, Windows Phone, e até mesmo no Symbian e no Blackberry. E após baixá-lo, você irá identificar toda e qualquer chamada, impedir o envio de SMS, e ainda bloquear o número definitivamente.

Por fim, outro aplicativo que também está entre os melhores quando o assunto é bloquear chamadas no modo privado é o Whoscall. Em síntese, o que ele faz é, por meio de um incrível banco de dados, exibir, de imediato, o número que está te ligando.

Ademais, ele permite o bloqueio do tal número, além das mensagens por SMS que partem dele. Além disso, oferece vários outros recursos que são como um alívio em tempos de uma cultura de assédio moral que parece ser típica desse séc. XXI.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo na forma de um comentário, continue acompanhando as publicações aqui mesmo no site banzaicon.net, e aguarde as nossas próximas publicações.

Rolar para cima